sexta-feira, 20 de maio de 2011

No dia 27 de maio de 2011, no Museu Nacional, às 19 horas, será o lançamento da publicação De mulher - Elas escrevem, Elas inspiram, organizada pela poeta e editora Marleide Lins de Albuquerque, que concebeu um livro de duas faces. Nele, as mulheres se complementam por dois olhares – o de quem faz (aquela que escreve), e o de quem vê aquela que faz - aquele ou aquela que percebe a ação das mulheres sobre o mundo.
Numa face, o livro é uma coletânea de poemas de dez piauienses: Bernadete Ferraz, Claudia Simone de Oliveira Andrade, Graça Vilhena, Fátima Castelo Branco, Laís Romero, Marleide Lins, Nette Alencar, Rosa Kapila, Shara Jane Holanda Adad, Valmira Cabral. Pretende contribuir para identificação e reconhecimento de escritoras que produzem na contemporaneidade. Na outra face estão os relatos que contemplam algumas representações femininas ao longo do tempo, em suas dimensões afetivas, políticas e sociais, escritos pela mão de pesquisadores, companheiros ou companheiras, filhos e filhas, sobrinhos, irmãs e irmãos ou admiradores à distância.
Os textos se apresentam na variedade da experiência feminina, por meio da escrita poética e em forma de tributo, tornando visíveis os anseios, sentimentos, expectativas e marcas na história das mulheres que escrevem ou que estão ali retratadas.
A importância da obra não se dá apenas por trazer à luz um universo poético e historiográfico de mulheres que mesmo sendo, em sua maioria, conhecidas e reconhecidas em sua terra, ainda têm terreno a conquistar noutras paragens; mas pela intensa participação dessas mulheres na construção da história e, essencialmente, pela qualidade de seus escritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário