sábado, 15 de maio de 2010

A INÉRCIA DAS GRANDEZAS FÍSICAS
“Aprender sem pensar é tempo perdido”
( Confúcio )
Para minha querida amiga do meu coração Josefina
Neves Melo ( a famosa Josie )

Desci as escadas à procura de meu casaco,
/mas alguém me perguntou: “tem um fósforo?”
Onde cuspirei esses caroços de laranja que venho comendo
/todo dia para os rins... ou será dor na pleura? Acabei tropeçando
No entulho que volteou por entre minhas pernas como um cachorro
/buscando proteção.
Uma barata esmagada no caminho me deu náuseas. Numa mão
Em conchinha, como se segurasse um pouquinho de água, vomitei.
Os olhos dos perigos abertos sobre mim. Meu osso trapézio,estala.
É a dor... é a dor...
Eu queria ser Mao Tsé Tung por uma hora; pois a vida é feita de política
/e tática.
Agora é um janelão que estala e lá embaixo disparam sirenes de carros
/abandonados.
O menino grita: não pisa na taba. Eu sei... é a corruptela de tábua.
Lembro de minha mãe que não deixava que nem eu e irmãos
/pronunciássemos termos como: câncer,lepra, essas coisas...
Pensei naquele poeta que não tem hora de acordar... e fica aguado
/pelas biqueiras de chuva na rede.
Eu vou desaparecer agora, já que ninguém deu por mim.
Porque continuo cansada mesmo com esse descanso eterno.
Joguei fora aquela pequena conversa na escada.
Chegam-me às mãos contas mesquinhas.

Um comentário:

  1. Prezada Rosa Kapila,

    O Conselho Editorial da Revista VERSUS, ISSN 1984 - publicação impressa e on line (www.versus.ufrj.b) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - solicita a sua participação, na seção Estante da VERSUS, indicando até o dia 31 de julho, um livro contemporâneo e outro clássico que "tenha mudado a sua vida". O ideal é que o texto tenha 1.000 mil caracteres. Aguardamos a sua resposta que esperamos positiva e, atecipadamente, agradecemos.


    Alcino Câmara
    Decano CCJE

    Luiz Carlos Maranhão
    Editor Executivo
    maranhao@ccje.ufrj.br
    021 91919760

    Carlos Nogueira
    Pesquisador
    cnogueira@ccje.ufrj.br
    021 88961998

    Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)
    Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Av. Pasteur, 250, fundos.
    Campus da Praia Vermelha -Urca
    Rio de Janeiro - RJ
    Cep: 22290-240
    Tel: 3873-5311/5305

    ResponderExcluir